Como limpar sofás e poltronas: dicas práticas para uma limpeza completa

Como limpar sofás e poltronas: dicas práticas para uma limpeza completa

dicas2-ed

Confira os tipos de limpeza disponíveis para manter sofás e poltronas conservados e com vida útil prolongada.

Sofás e poltronas são itens que desempenham papeis duplos em qualquer casa: além de serem decorativos, também são valorizados pelo conforto e bem estar que oferecem. Depois de um dia de trabalho, ou para ler um livro, nada como um lugar acolhedor e aconchegante. Por serem peças de custo alto, não são trocados com tanta frequência, o que faz da limpeza e da manutenção correta fundamentais para mantê-los conservados e limpos, com vida útil prolongada.

O tipo de limpeza escolhido para sofás e poltronas depende do material que são feitos. Algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa e courino, entre outros, são alguns dos disponíveis atualmente no mercado. Também é importante checar a etiqueta constante nestes itens, normalmente com símbolos de instrução de limpeza.

A letra P significa processo normal de lavagem a seco, com panos de limpeza a seco. O símbolo com a letra W quer dizer processo normal de limpeza a úmido, que é a forma mais comum, em que se utiliza água e produtos específicos, como detergente. A letra F na etiqueta de instrução indica limpeza a seco profissional, o que deve ser feito por uma empresa especializada. Já a letra O significa lavar em água fria.

De um modo geral, sofás e poltronas devem ser aspirados ou limpos usando uma escova de cerdas macias para eliminar a poeira e a sujeira que estiverem sobre ele. Para tecido, linho ou veludo, pelo menos uma vez por mês misture um litro de água morna para ¼ de vinagre branco e utilize um pano umedecido; o vinagre, além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio.

Para sofás e poltronas de couro, napa ou courino o ideal é passar apenas um pano úmido com uma solução de água e sabão neutro (detergente), além de aplicar a cada três meses vaselina ou silicone líquido com uma flanela para conservar e evitar rachaduras. Já a camurça requer um pano umedecido em água e detergente neutro para retirar a sujeira; deve-se escovar o sofá uma vez por semana com uma escova própria; caso qualquer líquido caia neste tipo de tecido, é importante secar de imediato.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>